CrossFit Brasil

CADA DIA, UM TREINO. CADA TREINO, UM DESAFIO

MULHERES…

Aviso rápido porque o texto é longo. NESSE SÁBADO (23/10) O TREINO SERÁ AO MEIO DIA, pois teremos mais um curso de capacitação profissional da CrossFit Brasil.

Espero que todos e TODAS leiam com muita atenção e entendam que tudo que nós treinadores queremos é ver vocês cada dia melhor. Sempre.


Desde os meus tempos de dar treinos do tipo 3 séries de 10, como estagiário em alguma academia por aí eu ouço a mesma coisa vindo da maioria da mulheres. “Ai, eu quero dar um jeito no meu músculo de dar “tchau” e acabar com essas “coisas” atrás das minhas pernas”, entenda como músculo de dar tchau” algo parecido ao Tríceps e “coisas nas pernas” é porque elas têm vergonha de dizer que estão com celulite. Daí após passarmos toda a série de treino obviamente que ela vai é direto para a aula de Abdomên, já que lá é o lugar de fazer a cintura diminuir e “queimar” a gordurinha (nem sempre “inha”) daquela pança bem cultivada por brigadeiros.

Mas a melhor parte é quando elas dizem “mas eu não posso pegar muito peso nos braços porque eu fico grande muito fácil”. É impressionante como a genética dessas mulheres funciona, porque eu sempre via um monte de cara tentando ficar grande indo treinar todos os dias, e a donzela que vai começar a treinar no máximo 3 vezes por semana e sair da academia sem suar (a não ser que o ar condicionado esteja quebrado no meio do verão) acha que “ficar grande” é fácil assim, é só pegar 3 quilos em cada braço e fazer qualquer coisa que TCHÃ-RÃM, sai um bíceps enorme e um ombro largo para viagem.

Daí tentando me fazer de educado e fácil de entender eu digo “ok, vamos fazer assim, no dia em que você estiver grande é só voltar a carga do treino para a da semana anterior, tá?”.
Na maioria dos casos elas caíam nesse papo e pronto.

Bom, eu introduzi esse papo cabeça para explicar alguns pontos sobre a fisiologia humana para vocês mulheres. Vamos lá então.

CF Games 2009

A maneira mais eficiente de se treinar estética é treinando para melhorar o seu desempenho. É muito simples, se você quiser ter um corpo sem muita gordura, como uma atleta, você então deveria treinar como uma atleta também, indo sempre atrás de melhorar o seu condicionamento físico, e não de melhorar a sua “casca”. O mercado que gira em torno das academias genéricas se preocupa primeiro com aparências, como se esse fator não estivesse ligado ao desempenho físico.

Sua aparencia deve ser um “efeito colateral” do seu desempenho, do seu condicionamento físico.


Vamos então a alguns fatos curiosos sobre o corpo das mulheres:

- o primeiro e mais importante, o corpo da mulher não é tão diferente assim do corpo do homem, principalmente quanto a suas adaptações ao treino. Não conheço nenhum esporte que trabalhe com protocolos de treinamento diferente por causa do gênero do atleta;

- IMPORTANTÍSSIMO: não se perde gordura localizada, apenas. Não adianta vocês fazerem 10 “aulas de abdominal” por semana porque não é isso, apenas, que “queima” o pneuzão (pneuzinho é muita bondade, e eu não sou um cara bonzinho). O nosso corpo mobiliza gordura de todos os lugares para gerar energia, não existe como especificar um alvo para o seu treinamento. Não acredita em mim? Então porque as pessoas vão correr para perder barriga?;

CF Games 2009

- NINGUÉM transforma músculo em gordura, e nem o inverso. São entidades físicas totalmente diferentes no seu corpo que não possuem a capacidade mutante de transmutação;

- E se você não acredita nisso vamos a outro ponto do mesmo assunto. NINGUÉM fica assim musculoso e rasgado da noite para o dia! Então se você não gosta muito do ponto onde seu corpo chegou por causa do treinamento, então é só voltar um passo atrás, tipo, às carga e intensidades do mês passado. Simples, não? Mas primeiro dê chance a seu corpo de melhorar um pouquinho;

- Ah, e quem fez essa máquina de acumular gordura e criar músculos foi sábio na maneira como distribuiu essa tendência pelo corpo da mulher e do homem. Repare que temos diferenças, fisiológicas, de onde acumulamos mais gordura. AMÉM! Eu ia odiar ver homens com seios e mulheres “pançudas de chopp” pela rua (se bem que hoje em dia dá para achar umas atrocidades assim por aí. Viva a Junk Food!);

- Como eu já disse antes, a grande maioria das mulheres não vão parecer homens com músculos enormes apenas por treinar com mais carga. E isso sim é uma das diferenças fisiológicas entre homens e mulheres, vocês mulheres, em geral, não possuem tanta testosterona assim para ficarem “largas ou enormes”. Isso sem contar a carga genética de cada um, senão minha perna seria maior do que a do Roberto Carlos (o jogador, ok?), porque tenho certeza que eu já “treinei muito mais perna” do que ele na minha vida. NÃO É FÁCIL FICAR GRANDE, ACREDITE!!!

- Só para continuar esse tópico acima… mulheres que parecem com homens no seu aspecto muscular objetivaram o seu treino e sua vida em uma direção a isso, não foi meramente o resultado do treinamento;

- E o ponto final disso é: Você, mulher, sabe o que faz o seu corpo ter curvas mais delineadas e durinhas? Uma bundinha mais empinada e poder dar tchau de longe? MÚSCULO ” BEM TRABALHADO”, e não duas horas por dia na esteira, “transport” ou aula de spinning, simplesmente porque atividade aeróbia não tem a mesma eficiência que treinos anaeróbios no quesito “endurecer partes do corpo”

- E a parte que eu mais gosto agora: ESQUEÇAM A PORCARIA DA BALANÇA!!! Ela não diz em nada se você está gorda ou não, apenas se você está mais ou menos pesada. A partir do momento em que sua musculatura começa a ficar mais “durinha” ou mesmo um pouquinho maior ela também fica mais pesada, e adivinha, a balança vai justamente marcar números maiores devido a isso, não porque você tem mais gordura. Aliás, devido a um aumento do seu metabolismo basal, quanto mais treinado o seu músculo estiver, mais gordura ele vai queimar sem você estar na esteira lendo a revista Caras. Não é incrível?



A sempre deusa Yelena Isinbayeva

Agradeça então a muitas dessas revistas de treinamento pela má informação que elas passaram por anos, mostrando tendências erradas de como ficaria um ser humano normal com o resultado de um treinamento equilibrado.

Me desculpem por escrever com tantas aspas, mas foi a melhor maneira que achei para fazer certas cabecinhas me entenderem.

Mulheres, nós homens te amamos e amamos o corpo que vocês ganharam ao nascer, então cuidem bem dele. Por favor.

Para aquelas que já treinam com afinco e já sabem (e seguem) da maior parte das coisas que eu citei… OBRIGADO (e falo isso pela maioria dos homens).

Qualquer duvida sobre como melhorar o seu desempenho físico é só ler o post da semana passada sobre carga e segurança.

Ufa, chega de falar tanto e vamos ao treino. Que aliás é o WOD que foi feito na competição que teve algumas semanas atrás, onde misturaram uma competição oficial de Levantamento de Peso com esse WOD aí logo na sequência. Como eu sou bonzinho não apenas vou adaptar um pouco como também não vou pedir (hoje) para vocês levantarem a maior carga possível. Boa sorte.


WOD (ou algo parecido)
Quantas Séries Possível em 10′ de:
6 1o Tempo de Arremesso (38,5/56,7kg)
12 Barras
24 Saltos Duplos de Corda


19/10/2010 Escrito por | WOD | 21 comentários

21 Comentários

  1. [...] a pena conferir o post no site da Crossfit Brasil que fala sobre treinamento para mulheres (clique aqui). Além disso se ainda não for o necessário para demonstrar que este treinamento é demasiado [...]

    Pingback por Treinamento para treinados desmotivados | Resist Personal Trainer Studio | 20/10/2010

  2. WOW!!! Tava inspirado hein Joel, fala sério… Mas foi muito bacana, escuto isso todos os dias ainda, mas se mostrar esse texto para alguma de minhas alunas elas saem correndo. hehehehe (Acho que a verdade dói né…)

    WOD de ontem:
    1 Jerk Challenge – fiz com 50Kg

    2 – 3 Rounds for time:
    15 Toes to Bar
    15 Walking Overhead Lunges 20/10 Kg

    Meu tempo foi 7:17

    Pessoal quem quiser conferir a homenagem do site da CFV para nós, estamos nas fotos do WOD de hoje, segue o link:
    http://crossfitfortvancouver.com/

    Bjos

    Comentário por Vivian Carvalho | 20/10/2010

  3. hahahaha, muito bom Jo.
    Acho que já falei algumas desses coisas né, xiiii.

    Comentário por Fernanda | 20/10/2010

  4. Parabéns Cabreúva Gang, as fotos de Vivian e Reinaldo treinando na BatCaverna ficaram bem legais no site da CFV. Dá-lhe Brasil, rs.
    Grande abraço pessoal e CONTINUEM TREINANDO!

    Comentário por Luzivaldo | 20/10/2010

  5. Obrigada Luzivaldo!!!

    Comentário por Vivian Carvalho | 20/10/2010

  6. Blz ae pessoal!!!

    Ae Joel, legal o post de hj (não que os anteriores tb não foram bons), mas realmente cansa um pouco ter que ouvir qse td dia as mulheres falando exatamente a msm coisa que vc citou no texto a cima. E o pior é ver a cara delas qdo começamos a explicar como funcionam as coisas…rsrsrs…. a verdade é que td mundo (não só mulheres) quer ficar em forma e ter o corpo igual ao modelo da capa da revista sem fazer força ou cansar d+!!! Por isso que tem tanta revista na banca que promete “um abdomem sarado em 3 semanas!”huahua…
    Em relação ao WOD de hj, foi embaçado, estourei tds os calos a mais um pouco!!!rsrs…
    Só consegui fazer 4 séries + 9 barras em 10′!!!
    Abração a tds!

    Comentário por Lyster | 20/10/2010

  7. Ótimo post de hj Joel, que inspiração, hehe…
    Todos nós jah ouvimos isto um dia, principalmente a parte de se pegar muito peso fik grande, rsrs, escutei hoje de novo…
    Mas ignoro, e falo que eu treino pesado a 20 anos e num toh grande, rsrs, apesar de nos ultimos 02 meses as coisas estarem melhorando, Bendito CROSSFIT!!!
    O WOD de hoje num foi nada fácil, pelo menos pra mim, nem consegui levantar os 56kg (que Frango), tive que adaptar o peso pra 38kg, se não num dava, e como num faço ainda os Saltos Duplos, fiz 50 Saltos simples, então ficou assim:
    WOD – 10 minutos de – 06 1o Tpo do Arremesso(38kg) + 12 Barras + 50 Saltos Simples = 04 séries.
    Grande abraço a todos

    Comentário por Ricardo Pires | 20/10/2010

  8. Fala galera,
    WOD de hoje: AMRP em 10′ de:
    6 1o Tempo de Arremesso (56,7kg)
    12 Barras
    24 Saltos Duplos de Corda
    5 séries completas + 6 1o Tempo + 10 barras
    Fazer barra depois do power clean é de matar…
    abs

    Comentário por Luiz Renato | 20/10/2010

  9. Opa!

    Luiz, 1o Tempo de Arremesso é o Clean ou o Power Clean?

    Lá no Glossário tem como se fosse o Clean…Agora fiquei sem entender…

    Abraços!

    Comentário por Allan Bruno | 20/10/2010

  10. Eu fiz power clean (bem mais fácil diga-se de passagem), pois o Mestre disse que havia pensado no Wod dessa forma, mas ressaltou que o oficial (aquele da competição referida no post) foi o clean (1º tempo com agachamento).
    Como eu estava com trauma da Elizabeth da semana passada, que eu fiz com 60kg e fiquei com as pernas prejudicadas por alguns dias, resolvi fazer sem o agachamento total mesmo.
    abs

    Comentário por Luiz Renato | 20/10/2010

  11. É galera, tava inspirado mesmo, já tava preparando esse texto desde a semana passada.
    Ah, legal mesmo a foto da galera de Cabreúva no site da CFFV, isso só comprova o quanto a nossa COMUNIDADE é forte. Os caras já até querem vir para o Brasil para comer um churrasquinho. hehehe
    E Allan, dessa vez eu não coloquei qual era o 1o Tempo de Arremesso de propósito, justamente para ir escolhendo algumas pessoas para fazer com agachamento mesmo… pena que o Luiz fugiu dessa, trauma psicológico não é fácil.
    Eu acabei de fazer o WOD e terminei com 5+6 1o Tempo… porém com agachamento mesmo.
    Senti muito o pulmão, mais que antebraço ou perna, é o que dá estar voltando a treinar (de novo).
    Beijos e abraços a todos,
    Joel

    Comentário por Joel Fridman | 20/10/2010

  12. Ah, e olhem só o que apareceu hoje à noite no Jornal da Gazeta…
    http://www.youtube.com/watch?v=tfnSyP9t7o4

    Comentário por Joel Fridman | 20/10/2010

  13. WOD
    Quantas Séries Possível em 10′ de:
    6 1o Tempo de Arremesso
    12 Barras
    24 Saltos Duplos de Corda

    Fiz cinco series completas, tendo que saltar 48 vezes por não saber o bendito salto duplo e o 1º tempo de arremesso coloquei só 12Kg, mas pensando bem acho que daria pra ter colocado um pouco mais de peso… Fica pra proxima!!!

    Comentário por Suellen | 20/10/2010

  14. Grande mestre joel e isso ai …sinistra a materia na tv
    ganhando espaço fazendo um bom trabalho …poucos conseguem esses feito aparecer na midia fazendo um bom trabalho que realmente funciona, (tendeu).Quero dizer que sou muito grato a voce e todo o time da CrossFitBrasil(Caiao, Rafa,Thiagao e Fernanda) por ter me apresentado esse metodos de treinamento “gladiador” como na matéria srsrsr
    o crossfit me trouxe muitos beneficios!!! Lembra minha primeira aula fiz os teste e o tabata com uma “JOELHEIRA” por causa da frouxidao ligamentar???Usava sempre,HOJE NEM SEI ONDE ELA ESTÁ SRSRSRS.ABX A TODOS CONTINUEM TREINANDO
    FAISCA E LALA PEGA A CRIS”JAPA” DE JEITO NO BOXE AI SRSRSR!LUIZ E LUCIANA CONTINUEM TREINANDO SRSRS!CASAL SINISTRO VC6 2 SRSRS

    Comentário por rafa somalia | 20/10/2010

  15. IXXI IA ESKECENDO OS TEMPOS DOS WODS
    3 SERIES DE
    400 RUN
    12 TERRAS PC
    21 SALTOS
    9’06″
    E O DE HJE
    5 SERIES +4 BARRAS
    APESAR DE ESTAR COM O PUNHO ZUADO NAO KIS FICAR ESSA SEMANA SEM TREINAR “CROSSFIT IS MY DRUGS”

    Comentário por rafa somalia | 20/10/2010

  16. BOM DIA JOEL, OI GALERA!!!

    MUITO BACANA A MATERIA DO JORNAL GAZETA, ISSO NOS FORTIFICA A CADA DIA!!!

    WOD DE ONTEM “NATE”

    FIZ ALGUMAS ADAPTAÇÕES:
    20 MIN AMRAP
    2 MUSCLE UPS – TROQUEI POR 4 BARRAS + 4 RING DIPS
    4 HSPU
    8 KBS 30KG – FIZ COM UMA ANILHA DE 20KG

    RESULTADO: 6 ROUNDS + 4 BARRAS

    BJOS

    Comentário por Vivian Carvalho | 21/10/2010

  17. Caramba “véio”, faltou fôlego, a barra escorregou das mãos, as pernas tremeram e eu me passei nas contas…rs. Também a turma toda da academia parou para me ver treinar (usei a carga oficial: 56,7kg) e ficavam comentando: É DOIDO! VAI SE LESIONAR! TÁ QUERENDO VIRAR RAMBO É?! Tudo bem já me acostumei com isso. Aliás desde que coemcei a trabalhar com atividade física por volta de 1994 sempre estive inquieto buscando resposta e novas opções de treinamento e sempre me chamaram de algo parecido. Mas acredito que todos aqui devem ter uma história parecida com a minha, afinal, por isso estamos aqui… as nossas perguntas e divagações nos trouxeram a isso… Como diz o Rafa: muito obrigado Joel e Time CrossFit Brasil por nos apresentarem a luz que nos salvou, ops, acho que estamos criando uma nova seita…rs
    Do WOD desse post consegui fazer 4 + 6 1º tempo de arremesso em pé em 12′ e (sim deu pane no cérebro e me confundi pensando que era 12min,rs). Ah os saltos de corda foram simples (72 em cada série) devido a uma inflamação dos tornozelos justamente devido a uns treinos de salto duplo que fiz para aprimorar a técnica.
    Abraços pessoal e CONTINUEM TREINANDO!

    Comentário por Luzivaldo | 21/10/2010

  18. Parabéns pela matéria Joel! Estou sem fazer os WODs com peso, pois as barras que encomendei ainda não chegaram.
    E estou sem ir na academia! Só treinando no Parque. Acho que em Dezembro vou levar uma das mulheres que treinam comigo…

    Grande abraço!

    Comentário por Allan Bruno | 21/10/2010

  19. Valeu Rafa, é noixxx
    Mestre Joel, o trauma com a Elizabeth não é psicológico não, é físico mesmo, minhas pernas que o digam…
    abs

    Comentário por Luiz Renato | 21/10/2010

  20. A Elizabeth com com agachamento foi castigo.
    Não que o de hoje tenha sido melhor, fiz ele
    As Rx’d o resultado foi 3 séries + 6 arranques e 4 barras e achei e terminei achando que meus braços iam cair.

    Abraços a todos os gladiadores hahahahaha!

    Comentário por Eduardo | 21/10/2010

  21. Fala Joel, saudades da galera!
    Estou ausente mas sempre acompanhando vc, crossfiteiro viciado já! Estou trabalhando bastante, mas logo vou encaixar algum horario de treino dos grupos para ir treinar contigo de novo!

    PARABÉNS PELO TEXTO INSANO E TBEM POR MAIS UMA MATÉRIA NA TV, FICO ORGULHOSO DE FAZER PARTE DESTE GRUPO…ABRAÇÃO SE CUIDA E LOGO MAIS APAREÇO!!!

    Comentário por Marcel Ligero | 21/10/2010

Desculpe, os comentários estão desabilitados.

Admin | Login