CrossFit Brasil

CADA DIA, UM TREINO. CADA TREINO, UM DESAFIO

27.02.2015. OPEN 15.1… E 15.1a

É, algo inédito nesse ano, 2 provas em uma dentro do Open, e mais inédito ainda é testar uma repetição máxima no Open.

Realmente a imaginação e audácia do Dave Castro é ilimitada. Mas melhor ainda é que esse ano temos a categoria “Scale” (Adaptada), o que eu acho beeeeeem legal para estimular o pessoas que às vezes fica travado em certas cargas. Aí sim vira algo mais justo para o lema “É para todos mas não é para qualquer um”, mesmo que eu saiba que muita gente ainda vai reclamar, mas é impossível agradar a gregos e troianos e querer fazer uma adaptado para 100% das pessoas, pelo menos dessa maneira conseguimos (CrossFit) incluir mais gente ainda dentro de algum parâmatero oficial para comparação mundial.

Não preciso ficar escrevendo muito mais pois falaremos tudo ao vivo nos treinos, mas quem quiser mais detalhes (POR FAVOR) leia no site oficial a descrição da prova e assista o vídeo explicativo abaixo para chegar com menos dúvidas do que o normal.





WOD – Open 15.1
Quantas Repetições Possível em 9′ de:
15 Pés na Barra
10 Terras (75/115lbs)(adapt:55/85)
5 Arrancos (75/115lbs)(adapt:55/85)


e com o cronômetro ainda correndo…

WOD – Open 15.1a
6′ Para o Arremesso Mais Pesado Possível


26/02/2015 Escrito por | WOD | 2 comentários

26.02.2015. E VAI COMEÇAR O OPEN


E não tem jeito, goste você de competir ou não, seja você iniciante ou veterano na CrossFit, não tem como fugir do assunto das próximas 5 semanas. Então para se manter o mínimo atualizado e por dentro das notícias iniciais não perca a cada 5a feira o anúncio ao vivo das provas do Open pelo streaming do site do CrossFit Games, que vem acompanhado semanalmente de uma disputa ao vivo também entre 2 grandes atletas de CrossFit (3 na última semana desse ano) mostrando como mutantes fazem a prova que vocês também vão fazer aqui na CrossFit Brasil sendo o WOD da 6a feira.

O anúncio é às 17h da Costa Oeste dos Estados Unidos, ou seja, hoje às 22h aqui do Brasil (hora de São Paulo); e hoje os dois atletas serão nada menos do que o 2o e o 1o lugar do campeonato do ano passado, Mat Fraser e Rich Froning. Vai ser uma batalha realmente épica, pois Fraser apareceu ano passado como uma das grandes possibilidades de tomar o posto de multi-campeão das mãos de Froning.

Você vai conseguir perder isso ao vivo? Só se cair a internet mesmo.

Então como será nas próximas 5a semanas o treino hoje é para nos recuperarmos para amanhã, e quem estiver quebrado dos últimos dias é melhor só aparecer se for para soltar a musculatura um pouco e nem fazer o WOD.

É isso, bom treino aos que virão inteiros.


WOD
2 Séries de:
500m Remo
50 Saltos Duplos de Corda
450m Corrida

**(quem consegue fazer em menos de 10′?)**

25/02/2015 Escrito por | WOD | Sem comentários

25.02.2015. INSCREVA-SE!!!

O Open 2015 começa oficialmente amanhã, galera, então não deixe para fazer a sua inscrição em cima da hora. Aliás, vamos precisar de bastante gente para julgar oficialmente os outros, então quem puder também faça aqui nesse link o curso on-line de árbitro, que aliás é muuuuito interessante também para todos saberem algumas coisas básicas que podem ajudar até mesmo no seu treino diário.

E para os que não viram ainda segue aqui o vídeo oficial com um resumo do Games 2014. E mesmo que você não tenha paciência ou mesmo tempo para assistir a ele inteiro, é bem legal dar uma olhada nos minutos iniciais para ver um pouco da história do campeonato que mais cresceu no mundo desde 2007.



Bom treino.


WOD
Quantas Séries Possível em 15′ de:
5 Barras SEM Balanço
6 KB Swings Pesados (24/32kg)
7 Saltos Na Caixa (média+2 anilhas/alta+anilha)
8 Flexões De Braço Tirando a Mão do Chão


24/02/2015 Escrito por | WOD | 2 comentários

24.02.2015. CÓPIA DESCARADA

É muito raro acontecer uma coisa dessas, mas às dá certo.

Programar o treino de vocês nem sempre é feito com antecedência em cada detalhes como exatas repetições, séries e cargas, mas sim traçamos (eu pelo menos) uma linha a ser feita durante um certo período, tanto para a parte técnica como para os WODs.

Daí vem o problema, criar-se todo santo dia o bendito e esperado WOD. Apesar da combinação praticamente infinita dentro das opções que existem, é difícil depois de alguns anos saber aparecer com algo novo ou muito diferente de uma certa tendência que existe em cada treinador (novamente digo “pelo menos eu”), afinal, originalidade não é para muitos, muito menos para alguém com a cabeça tão metódica e lógica quanto a minha.

É aí que fico muuuuuito feliz ao me deparar com alguma idéia boa já bolada e que se encaixa exatamente (ou bem próximo) do que eu já pretendia passar para vocês. Às vezes com uma mudançazinha ou outra, mas só de ter por onde começar já é ótimo.

Tudo isso dito apenas para dar a desculpa do porque estou dando exatamente o mesmo WOD que foi passado pela .com ontem. Divirtam-se, esse é daqueles que vai ter gente acabado em 8 minutos e outros em 15.

Bom treino.


WOD
4 Séries de:
10 Puxadas Alta de Terra (29/42kg)
10 Push-Press
20 Agachamentos Por Trás


23/02/2015 Escrito por | WOD | 1 comentario

23.02.2015. COMEÇA NESSA SEMANA

Todo mundo já testou as barras novas?

Caramba, galera, o Open 2015 começa nessa 5a feira, isso quer dizer que nessa 6a feira TODOS nós vamos fazer exatamente o mesmo WOD que praticamente o mundo todo da CrossFit vai fazer.

E vamos todos fazer mesmo, como sempre adaptando o que for necessário para cada pessoa, e tenho certeza quer muita gente vai conseguir fazer muito mais coisa do que julgava capaz. Mais coisa do que fazia antes do Open, e também mais coisa do Open do que achava que daria para fazer, isso porque em geral a maioria das provas que eles (CrossFit HQ) mandam para o Open sempre dão para todo mundo pelo menos começar a fazer, conseguindo assim ao menos uma repetição para colocar no placar geral.

Por isso mesmo que estamos insistindo para TODO MUNDO se inscrever no Open através do site oficial, porque é uma brincadeira coletiva que obviamente é para ser encarada de uma maneira saudável, também porque é uma maneira de se desafiar e descobrir novos horizontes, uma boa tabela de comparação para saber como você está em relação à maior parte das pessoas do mundo que praticam CrossFit, e assim também ter uma idéia estatística de como estão em relação à população mundial.

Ah, claro, além de ser divertido é sempre um bom número de exemplos para mostrarmos a pessoas que nos criticam que realmente CrossFit pode ser algo além da competição de alto rendimento. Tá aqui aliás mais um bom exemplo igual ao de vocês.

Ah, fora isso também começa essa semana o pesadelo de todo treinador de CrossFit, afinal, temos que programar as próximas 5 semanas sem ter idéia do que vai ter na 6a feira. Para atletas competitivos é fácil, afinal eles encaram qualquer coisa mesmo cansados, e se não forem bem provavelmente ainda vão repetir no domingo. Mas para passar treino para vocês alunos tradicionais, de nível médio em relação à maioria (me encaixo nesse grupo também), é um inferno, pois a pior coisa é abusar de um treino que depois pode influenciar negativamente no resultado do Open.

Enfim, fazemos o que podemos, e a melhor coisa é que vocês já sabem que em geral nas próximas cinco 5a feira o WOD sempre será algo não muito pesado e nem muito longo. Fica a dica.

Bom treino.


WOD
5 Séries de:
5 1o Tempo de Arremesso em Suspensão (cond: 37/60kg)(rend: 42/70kg)
10 Terras
15 Pés na Barra
400m Corrida


22/02/2015 Escrito por | WOD | 3 comentários

20.02.2015. FRATURA EXPOSTA

É com muita tristeza que eu preciso noticiar a vocês que infelizmente um de nossos alunos teve a sua perna quebrada com fratura exposta (pior que na foto ao lado) devido à negligência de um outro aluno que mesmo após os treinadores falarem inscansavelmente para ninguém fazer isso, o mesmo soltou a barra no chão com pesos leves (anilhas de 25lbs ou menores) de uma certa altura e nisso a barra voou para o lado justamente quando o outro aluno estava passando ao voltar do bebedouro.

O aluno acidentado já passa bem após sair da cirurgia de 5 horas onde teve que colocar 6 pinos e uma placa de titânio na perna. Não interessam nomes, mas o aluno que soltou a barra já pediu desculpas e se disponibilizou a pagar todas as despesas médicas e de fisioterapia que devem tomar o próximo ano inteiro do vitimado.

Será o suficiente?

Puta fatalidade besta, que poderia ser evitada se vocês acreditassem no que falamos o tempo todo sobre segurança, ordem e manutenção dos materiais de treino!!!

Fala sério, pense bem, mas pense muito bem, sem julgar por quem são as pessoas envolvidas, mas como você estaria se sentindo se isso tivesse passado com você? Não interessa qual dos dois “seria” você, a vítima ou o culpado, escreva AGORA nos comentários de hoje o seu real sentimento após perceber o que aconteceu com você ao pensar “que merda que eu fiz???” ou “vou ficar 1 ano de molho e sem andar direito pro resto da vida porque um cara quebrou a minha perna”.

Espero comentários sérios e de adultos civilizados. Leia o WOD apenas depois de comentar, por favor.


WOD
500m de Farmer’s Walk (35/50lbs)
*5 Burpees a cada parada




E se você pulou realmente direto para os comentários e escreveu alguma coisa, então deixe sua resposta lá para refletirmos melhor sobre o que poderia ter acontecido de verdade, e se você não escreveu nada ou mesmo se resolveu continuar lendo até aqui antes de escrever, pelo menos guarde a sensação que teve ao ler a estória acima.

Isso porque o relato acima não é verdade, ninguém se machucou… AINDA. E por pura sorte.

Estou apenas aproveitando outro acontecimento para chamar a atenção de vocês pela milésima vez sobre a importância que damos aqui dentro para a integridade física de todos os nossos alunos, que consideramos parte de nossa família. Sério, eu passo mais tempo aqui com vocês do que com a maior parte da minha família e dos meus melhores amigos. E isso vale para todos os nossos treinadores também.

Quando tentamos manter as coisas no lugar, ensinamos técnicas para vocês, mostramos como manipular os materiais e mesmo pedimos para racionar um pouco de água é porque pensamos na nossa comunidade como um todo e em cada indivíduo como parte fundamental para isso. Se um de vocês resolve agira de maneira diferente por conta própria é como disseminar uma doença, pois sempre vai ter alguém vendo e tentando copiar, e em alguns casos esse pode não ser o melhor modelo a se ensinar. Sério, SEMPRE tem alguém olhando para nós, qualquer um de nós, e à partir daí viramos exemplos a sermos seguidos.

Voltando ao principal antes que eu viaje muito, galera, o fato acima não aconteceu por pouco, muito pouco, porque felizmente o alvo não foi a perna de ninguém, mas sim um Remo há mais de um metro de distância que foi atingido por uma barra que quicou para o lado. Não interessa realmente nome, mas um cara super legal, bacana, alunos antigo, experiente, que já ouviu esse discurso algumas dezenas de vezes fez essa cagada básica que poderia ter resultado numa montanha de merda muito maior, como no exemplo acima. E daí, ah, daí não existe dinheiro e pedido de desculpas que resolva essa situação. Eu mesmo esperei o dia seguinte para responder ao “culpado” devido a tamanha enxurrada de sentimentos que percorreu o meu ser. Foi uma mistura de raiva com alívio com preocupação e culpa, pois na hora pensei não no material que tinha sido danificado, mas me veio a sensação do “e se tivesse acontecido com outro aluno? “. Simplesmente gelei.

E só para vocês saberem, eu mesmo dando aula já desviei de barras pulantes algumas vezes aqui dentro da CrossFit, apenas para exemplificar o quanto isso não é difícil de acontecer com alguém de repente no meio de um WOD, cansado, sem reflexo e sem prestar atenção no mundo ao redor.

PUTAQUEOPARIU (precisava aliviar), galera, estamos finalmente instalando as Barras fixas novinhas, vai chegar material novo, vamos fazer uma área de aquecimento lá fora para vocês terem mais espaço, e tudo isso não vai ser merda nenhuma se vocês não ajudarem a tomar conta. A primeira vez que voar uma barra de Levantamento de Peso e detonar o pé das Barras Fixas vai ser como quebrar a perna de um filho meu.E nem precisa ser algo tão grande assim, só de ver um nó no cabo de aço de uma Corda de Pular já me dá vontade de fechar as portas e ir embora, por pura frustação em não conseguir educar pessoas tão inteligentes como vocês.

Vocês acham que é balela o que estou falando? Bom, aí está a foto do Remo atingido e reparem o quanto a Barra teve que se deslocar lateralmente apenas com uma anilhazinha fina de cada lado para fazer tal estrago.

Quer mais? Então comparem o miolo dessas 3 anilhas da foto ao lado. Quando está novo, o miolo fica totalmente grudado na borracha, sem espaço entre eles, sem “jogo”, e assim muito mais seguro, pois não permite nem pulos laterais como também não quebra do nada fazendo voar estilhaços ou barra para qualquer lado.

A anilha do meio e a da direita estão sendo usadas desde 2009, o que mostra que dá para usar e conservar (caso da anilha do meio, não a da esquerda), e a da esquerda tem uns 2 anos e já está com o miolo solto e a borracha toda rachada.

Vocês têm idéia de quanto custa esse material para ficar trocando a toda hora apenas por luxo de vocês em deixar cair os pesos no chão desnecessariamente? Ou o quanto essas anilhas finas e desbalanceadas detonam as Barras de Levantamento de Peso que são ainda mais caras? Ou pior ainda, vocês já viram o que acontece quando elas de repente quebram com o impacto no chão? Eu já vi, e digo que daí um remo amassado vai ser o menor dos seus problemas.

Espero que tenham tomado um belo de um susto e que não precisem passar por algum outro pior na vida de vocês. As chances diminuem se vocês não arriscarem tanto.

Se depois disso tudo ainda quiser escrever alguma coisa nos comentários, também é bem vindo.

Ah, e eu já consertei o Remo antes de vocês usarem.




19/02/2015 Escrito por | WOD | 15 comentários

Admin | Login