CrossFit Brasil

CADA DIA, UM TREINO. CADA TREINO, UM DESAFIO

30.07.2015. TEM OUTROS

Engraçado como durante o dia eu fui observando e lembrando de mais uns tipinhos que frequentam nossas aulas (“Zé Desculpinha”, o “Migué”, o Enrolador, a “Perua Perdida”, o “Marombeiro-que-caiu-aqui-de-Pára-quedas”, o “Assistente do Treinador”, e outros) e daí me lembrei que nunca devemos taxar e generalizar as pessoas.

Grande novidade

Que fique aqui registrado que eu mesmo sei que devo me encaixar em vários daqueles números, não foi uma afronta para ninguém em especial, aliás o mais legal é que às vezes depende da época também. Existem dias que estamos mais de uma maneira do que outra, situações da vida que influenciam em nossas ações e como estamos em relação à sociedade.

De qualquer maneira, levem na esportiva, é apenas uma brincadeira, e acho que fazer (ou sofrer) um certo “bullying” faz parte da vida, faz parte de nos divertirmos e de socializarmos de uma maneira ou outra. Posso falar isso com convicção, afinal, tenho vááárias características marcantes, e piadas de narigudo já não são novidades na minha vida. :p

Enfim, continuem se divertindo que é o que interessa, sem levar nada muito a sério, a não ser o treino, claro.

E por falar nele, divirta-se hoje.


WOD
5 Séries de:
10 Barras
10 Arrancos DB Alternando Braços (35/60lbs)
10 AbMats


29/07/2015 Escrito por | WOD | 1 comentario

29.07.2015. TIPOS

O texto que vou colocar hoje é baseado em um artigo do site ” CrossFit Digest”, que fala sobre o mundo da CrossFit em geral, e tem um monte de artigos originais bem legais sobre curiosidades e fatos.

A idéia desse texto de hoje é vocês tentarem identificar alguns dos casos abaixo no seu próprios ginásio, e quem sabe aproveitar para dar um toque nessas pessoas para eles se adaptarem um pouco mais ao tradicional. Ou não, de repente o louco somos nós de sermos tão certinhos. Enfim, aqui vai.

Todo ginásio de CrossFit tem seus “personagens” próprios, suas lendas e suas figurinhas marcadas. São aquelas pessoas que às vezes até te fazem pensar “será que eu que estou errado aqui?”. E o mais engraçado é que isso acontece em praticamente TODOS os ginásios que existem, todo mundo tem sua parcela de estatística aqui.

Bom, segue então uma lista de alguns tipos “básicos” que encontramos em um ginásio de CrossFit, veja a lista com atenção e veja quantos desses você já encontrou aqui na CrossFit Brasil. Ah, fique à vontade para nomear alguns.


1- O Distraído (também conhecido como “viajando na maionese”)
É aquele cara (ou garota) que nunca sabe direito o que está acontecendo, que não entendeu a explicação do treinador e fica olhando para os lados esperando alguém fazer para saber como é mesmo aquele movimento (mesmo depois do treinador mostrar há 1 minuto atrás cada detalhe do movimento). O “Distraído” ainda atrapalha o pessoal em volta no meio do WOD perguntando “quantas repetições disso mesmo?”.


2- O Amante de Magnésio
Tem Salto Duplo? Melhor passar um pouco de Magnésio então. Burpees hoje? Magnésio ajuda, certeza. E daí fica aquela trilha branca no ar “super gostosa” de se respirar no clima seco de São Paulo, bem quando você resolveu puxar o ar. Sabemos que esse carar treinou pelas marcas que ficam no chão (e no material em geral) no final do dia.


3- o Sr. Gás Metano
Esse figura também costuma aparecer bem no meio do WOD, quando você resolve dar aquela respirada funda para pegar ar. E daí descobre que o que vem não é oxigênio, mas sim uma mistura de frango, com batata doce e Whey Protein. Malditos pré-treinos.


4- O Consumista
Esse é mais fácil de se encontrar, nada raro, aliás, bem pelo contrário, chego a dizer que é até quase maioria em um treino qualquer. O “Consumista” é aquele cara que te intimida ao chegar, pois está vestido com todo equipamento possível (e às desnecessário) para um treino. Camiseta de Elastano da Reebok, calça de compressão para aumentar o rendimento, protetor de canela, o último Nano (ou o Metcon) que lançaram ontem nos Estados Unidos, munhequeiras da Rogue, luvas, faixas na cabeça e sei lá mais o quê. Não necessariamente é o melhor atleta da aula, e mal sabe fazer a maior parte dos movimentos. Mas tudo bem, é baseado nesses caras que a nossa comunidade hoje em dia consegue ter tanto patrocinadores e indústrias se especializando em CrossFit. :)



5- O Ladrão de Repetições
Esse é fácil de achar, é aquele cara que começa um movimento depois de você e SEMPRE acaba antes, mesmo que você não tenha parado nem para respirar. Sempre é um dos primeiros a acabar o WOD, mesmo que mal tenha suado. E claro, se joga no chão como se estivesse morrendo e como todo bom vencedor depois vai se gabar para os amigos.


6- O Gritador
Tá lá você todo concentrado, tentando se manter focado em cada movimento para não errar na técnica e não se machucar quando de repente parece que tomou um susto num filme de suspense com um grito vindo de trás de você. Ou aquele outro tipo de gritador que precisa fazer um som a cada repetição de todos os movimentos (dica, um de nossos treinadores se encaixa bem aqui. Não é, “Tchê”?), e daí que você não se concentra em mais nada mesmo.


7- Rainha do Teclado
Instagram, Whatsapp, Facebook e não interessa mais o quê, mas será que realmente essas pessoas não podem ficar desconectadas do mundo por 1 hora e se focarem mais em si mesmos? Imagina só você tentando explicar alguma coisa e vê seu aluno no canto com o celular na mão. E aqueles que fingem que vão no banheiro no meio do treino para realmente fazer suas necessidades?


8- Máquina de Suor
Caramba, tá uns 10 graus lá fora e o cara tá realmente pingando até nas unhas? Ok, isso acontece, é fisiológico, mas dá para por favor passar um paninho com álcool em tudo que você tocou durante o treino? E se vai embora rápido, nem se preocupe em dar a mão ou beijinho, um aceno já é o suficiente. :S


9- “I’m too sexy for my shirt”
E daí que vamos fazer 1o tempo de Arremesso, ou mesmo apoiar os Dumbbell no ombro? Melhor mostrar a pele do que protegê-la. “3, 2, 1, VAI…” é praticamente um pedido para se tirar a camiseta. Afinal, treinamos para quê, para ficar gostosos, não é? Eu só queria saber porque tais indivíduos ainda chegam de camiseta.


E aí, identificaram alguém? Fiquem à vontade para dedar seus amigos nos comentários.

Bom treino.


WOD
250m Corrida
20 Terras (51/80kg)
40 KB Swings (16/24kg)
250m Corrida
15 Terras (51/80kg)
30 KB Swings (16/24kg)
250m Corrida
10 Terras (51/80kg)
20 KB Swings (16/24kg)
250m Corrida


28/07/2015 Escrito por | WOD | 13 comentários

28.07.2015.

Ben Smith

Katrin Tanja Davidsdottir

CrossFit Mayhem


Muito estranho que nesse ano ainda não soltaram em nenhum lugar (ou eu que não achei) a foto oficial dos ganhadores do CrossFit Games no pódio. Mas enfim, aqui está pelo menos a nossa homenagem a cada um com uma foto do momento em que ganharam ou foram anunciados pela primeira vez como as pessoas mais condicionadas do mundo.

E é isso, espero que estejam bem do treino de ontem. Para hoje algo um pouco mais leve, porém que vai matar o pulmãozinho de vocês com tanto tempo sem poder parar de se mexer.

Bom treino.


WOD
Quantas Repetições Possível em 15′ de:
10 Burpees
15 Bolas na Parede (14/20lbs)
30 Saltos Duplos de Corda


27/07/2015 Escrito por | WOD | 1 comentario

27.07.2015. E OS NOVOS (mais) CONDICIONADOS

E que 3 dias mais emocionantes foram esses últimos dias de CrossFit Games? Ainda bem que o Rich Froning saiu mesmo, só para dar mais graça ao evento. Apesar que o filho-da-mãe ganhou em equipes, e além de talento mostrou também que precisa de um pouco de sorte para ser campeão, porque no meio do caminho os maiores adversários da CrossFit Mayhem tiveram que sair da competição por causa da da lesão da Miranda. Acho que ele ganha até par-ou-ímpar com o espelho, mesmo se escolher “ímpar”.

Mas voltando ao atletas individuais, o CrossFit Games desse ano foi realmente demais de se assistir, pois desde 6a feira até ontem à noite o placar parecia uma montanha russa cheia de “loopings”. Não dava para se ter idéia de como ia ficar o placar no final.

Um torneio diferente, com poucas provas tradicionais de CrossFit, ainda assim com direito a Benchmark e até prova de outro “Games”, só podia dar nisso mesmo, sem favoritos (ok, alguns diferentes) e muita emoção com novatos subindo no pódio no lado feminino e masculino, mas também finalmente coroando Ben Smith em sua 7a participação nos Games.

Para quem não conseguiu assistir ao vivo, os vídeos de cada prova estão no site oficial do Games, e é com certeza diversão garantida mesmo já se sabendo quem ganhou.

E claro, vale a pena citar novamente a participação da Daniela Watanabe na categoria Master 45-59, que entrou na competição na última hora depois que uma atleta saiu para competir em equipe, e acabou saindo de lá em 5o lugar com a melhor colocação já conquistada por um Latino.


E já que esses monstros já encararam o que tinham que encarar, agora é a nossa vez de também detonar o mesmo “Benchamrk” que eles detonaram, porém, é claro, numa versão mais realista.

Alguns desses “Benchmarks” são feitos para os monstros fazerem com a carga oficial e ainda assim acabarem em um tempo razoável, então seja humilde e adapte a carga o quanto for necessário para não parar a cada 3 ou 4 repetições.

Ah, e já que até a hora em que escrevi esse post não tinha não tinha nenhuma foto dos ganhadores do Games, aqui vai um vídeo do Khalipa fazendo o “DT”. Por favor, tentem usar mais técnica do que ele, pois esse vídeo é antigo e ele ainda era pura força e ignorância.


WOD – “DT”
5 Séries de:
12 Terras (42/70kg)
9 1o de Arremesso em Suspensão
6 Push-Jerk


26/07/2015 Escrito por | WOD | Sem comentários

24.07.2015. E QUE COMECEM OS JOGOS

Para falar a verdade já começaram na 3a feira com as categorias Masters e Teens mostrando os dois opostos do que gostamos tanto de fazer. O futuro dos atletas e os atletas do futuro.

Durante 3 dias seguidos pudemos ver desempenhos maravilhosos de jovens e não-tão-jovens atletas que realmente me faz pensar se temos alguma idéia das reais limitações do ser humano, principalmente dentro dessas idades em que a Educação Física e as outras áreas da saúde não se atrevem a testar os limites do ser humano por razões éticas.

Enquanto eles (pesquisadores) ficam nessa encruzilhada, nós pelo menos podemos ver testes “in loco” com os ratinhos de laboratório mais condicionados do mundo.

E claro, não dá para ficar falando aqui de cada detalhe que rolou nesses dias, mas o mais importante deles é realmente a participação do único atleta brasileiro até agora nos Games, a Daniela Watanabe da CrossFit Kerberos, que competiu na categoria Masters 45-49 e deu um show ficando em 5o lugar, alcançando assim a melhor colocação Latina de todos os tempos dentro dos Games.

Parabéns Dani, que você tenha aberto uma porta por onde muita gente ainda vai poder te seguir. MUITO ORGULHO (e muita inveja também) de onde você chegou. Que você ainda tenha muitos Games pela frente.


E na 4a feira começou também o CrossFit Games para as Equipes e para os atletas Individuais, porém para esses o que pega pesado mesmo é hoje, pois serão 3 dias seguidos que definirão quem será o homem e mulher mais condicionados do mundo, e tudo pode acontecer, já que não apenas o Rich Froning, mas muitos outros atletas de ponta resolveram participar esse ano em equipe.

Fiquem então ligados no site do CrossFit Games até domingo, porque lá rola a transmissão ao vivo o tempo todo, fora comentários e arquivos do que já aconteceu.

Ah, e nós vamos ficar aqui na CrossFit Brasil com o telão ligado o dia todo no CrossFit Games também, então nem tem desculpa para não vir treinar.

Bom treino.


WOD
Quantas Séries Possível em 12′ de:
5 Terras (70/120kg)
7 Push-Press com DB (20/35lbs)
10 Saltos Sobre a Caixa (Méd+anilha/alta)


23/07/2015 Escrito por | WOD | Sem comentários

23.07.2015. DÃÃÃÃ

Sossego de alguns, sofrimento de outros

Hoje é um daqueles treinos que RARAMENTE acontecem, mas que de vez em quando algum aluno do nada pergunta “pode fazer as repetições de qualquer jeito?”.

Juro que eu gostaria de saber o que passa na cabeça de alguns de vocês, porque de repente algum aluno, que já treina há mais de um mês, chega no momento em que vai explicamos o treino e pergunta algo que ele tem certeza que não se pode fazer. Nesse caso específico da ordem do treino então é algo que quero morrer, pois por exemplo está escrito algo como “6 séries de: 20 Bolas na Parede; 10 Pés na Barra” e um espertão vem com essa “pode misturar a ordem?”.

Me passa tanta coisa pela cabeça, mas ainda bem que o anjinho no meu ombro responde mais rápidoalgo como “se pudesse misturar estaria escrito apenas o número total de repetições para ser feita como quiser”. E hoje é um caso desses, então fique à vontade para desligar o cérebro (conscientemente), apenas não se esqueça de pegar um papel de rascunho para ir anotando as repetições já feitas.

Ah, e pelo amor de Deus, não vá marcando as repetições individualmente e depois tem que somar tudo no meio do WOD, tá?

Bom treino.


WOD
Fazer em Qualquer Ordem:
120 Bolas na Parede
60 Pés na Barra


PS: já deixei uma boa dica de estratégia no meio do texto, hein.


22/07/2015 Escrito por | WOD | 2 comentários

22.07.2015.

Nem vou escrever nada hoje pois quero deixar a homenagem àqueles que competiram nas
Seletivas ainda visível.

Então bom treino e não se esqueçam que os Games já começaram.


WOD
6 Séries de:
7 Arrancos (24/42kg)
25 Saltos Duplos de Corda


21/07/2015 Escrito por | WOD | 1 comentario

21.07.2015. E QUE FINAL DE SEMANA

Caramba, que final de semana legal nas Seletivas CrossFit Brasil 2015. Espero que vocês não tenham perdido.

Em Maringá o pódio feminino não teve muita surpresa fora do que era esperado desde a primeira prova, com a Tássia da CrossFit High Pulse ganhando a Prova 5 mostrando muita força além é claro de toda resistência necessária para se chegar no final da competição entre as 3 primeiras.

Além dela a Shirlley Kreutzfeld da CF Floripa que acabou em 2o lugar mas estava liderando até o começo do domingo mostrando muita regularidade e potencial para dar trabalho para muita gente no Torneio, já que ganhou 2 das 6 provas das Seletivas da região SUL.

E pescando a 3a vaga uma novata pro Torneio, a Carolina Gutierrez da Sul CrossFit, que prometeu que para Setembro em Barueri vai vir ainda melhor do que competiu nesse final de semana, e mesmo não tendo feito nenhum Muscle-Up (ainda) marcou a competição com sua força e resistência ganhando a prova 3 com 12 repetições à frente da 2a colocada dessa prova.

No masculino a briga foi acirrada com poucas repetições separando os 3 primeiros colocados que faturaram as vagas para o Torneio CF Brasil 2015. Lucas Rosa, da Ultimate Pirates e agora já veterano em competições, garantiu sua vaga com o segundo lugar no evento e ganhando a Prova 6 com seus saltos sobre a caixa parecendo um criança brincando no parque.

E as outras duas vagas foram preenchidas por dois novatos dentro dos nos nossos eventos, o Guilherme Domingues da CrossFit Esteio que mostrou que além de muito gás tem também força, finalizou a prova 5 com uma das cenas mais inusitadas que (infelizmente) já presenciamos em um evento desses, com a barra se quebrando no momento em que tocou o chão após a sua última tentativa válida de Arremesso com 315lbs. Ufa, ainda bem que era o último movimento dentro do tempo e claro, melhor ainda que ninguém se machucou nessa hora.

E conseguindo a outra vaga e ficando em 1o lugar na região SUL, da CrossFit Sinistro apareceu o Rafael Kilipier, que conquistou a 1a posição nessas Seletivas desde a prova 3 e seguiu assim até o final. Ex-atleta competitivo de ginástica olímpica, mostrou que vai dar muito trabalho nos movimentos ginásticos, com muita desenvoltura e técnica em movimentos limpos que só facilitaram a vida dos árbitros.

Fora isso essa Seletiva foi marcada pela presença constante da torcida, que me fez ficar sem voz de tanto que gritavam. Isso sim faz o meu trabalho ficar mais prazeroso, pois sem o público, não tem competição e nem patrocínio.


E claro, a parte mais marcante do final de semana foi a que não pude presenciar, a dos nossos atletas da CrossFit Brasil competindo na CrossFit ZN2 pela região SP-ZNLO.

Independente da posição em que cada um ficou o mais importante de tudo é que antes demais nada tiveram a coragem e determinação de terem dado as caras para bater, que já um grande primeiro passo, pois
se preparar tanto para dois dias tão intensos não é tarefa fácil, e todos nós sabemos o quanto todos vocês se dedicaram. Então parabéns mesmo pela competição Simone, Naka, Átila, Sanders, Jim, Z e Akashi, a maior parte de vocês encarando uma competição oficial da CrossFit Brasil pela primeira vez.

Vale aqui algumas menções especiais, então vamos lá. Valeu graaaande e forte Átila por ter nos representado, mesmo morando nos Cafundós do Judas do interior do fim do mundo e não tendo quase nenhuma estrutura física para treinar e nenhum parceiro ou treinador para lhe acompanhar, além de ter que pedalar quase 50km por dia para ir trabalhar, ainda manter o foco e vir até São Paulo para entrar em uma competição dessas. Ah, e ter vindo competir mesmo depois de uma semana de uma lesão no ombro durante uma campeonato de Judô.

Puta merda, Jim, que se não fosse pela lesão besta durante a 5a prova que lhe tirou da competição, é bem provável que estaria com uma das vagas para o Torneio CrossFit Brasil 2015. Só quem acompanha o gringo diariamente sabe o quanto ele estava preparado para essas Seletivas, sem puxação de saco nenhuma arrisco a dizer que nos últimos 5 anos, desde que ele começou a treinar aqui conosco, ele nunca esteve tão bem preparado e condicionado como agora. Certeza que ele pegava no mínimo 4o lugar nessas Seletivas.

Parabéns pequeno grilo Luciano Akashi, que fez bonito competindo por igual no meio de tanto monstro com no minimo uns 10kg a mais de músculo do que você. Treinou muuuuito nos últimos tempos desde sua estréia nas Seletivas do ano passado, e se dedicou de corpo e alma com o objetivo dar o seu melhor nesse final de semana. Mais ainda, cresceu e amadureceu muito psicologicamente, fazendo provas impecáveis chegando realmente no limite do seu desconforto e se mantendo sempre focado no que devia fazer. Acabou o primeiro dia assustando os outros competidores com seu 5o lugar, e no final apertado ficou a poucas repetições da última vaga para essa região.

E claro, por final tenho que falar da Naka, que passou meses enchendo que estava com medo que não ia conseguir a vaga, que tinha um monte de atleta melhor do que ela, que ainda tinha que melhorar muito, e sei lá mais o quê ela falava sobre não conseguir ir para o Torneio. Bom, como todos já falaram por aí nas mídias, é duro conhecer alguém mais persistente do que esse menina, que todo dia treinava cada pequena “falha” para melhorar por 1 segundo ou 1 repetição.

Ninguém segura a alegria da Naka :p

É sabido também que a Naka gasta mais energia em se focar no que tem que fazer para melhorar do que em expressar emoções faciais, então na foto ao lado vocês podem ver um momento raro de explosão de alegria dela ao subir no pódio e segurar o troféu de 1o lugar.

É, mas todo esse foco valeu a pena, né Nakinha? Sair do “não sei se vai dar” para conseguir a vaga para o Torneio com o posto mais alto dessa região, ganhar 2 provas durante o evento, estar atualmente com o recorde brasileiro da Prova 4 e ainda estar em 4a colocada no placar geral brasileiro das Seletivas não é para qualquer um.

Parabéns então, garota, não apenas pela colocação, mas pelo quanto você evoluiu desde o Regionals do ano passado, onde 50kg de Agachamento de Arranco te davam tanto trabalho só para colocar a barra para cima.

Agora é mostrar no Torneio CrossFit Brasil 2015 que você não está lá porque conseguiu uma vaga na sorte, mas que é mais uma atleta de alto nível brigando pelas melhores colocações.


É isso, galera, muito texto, mas muita emoção passada também. Agora voltamos nos dias 1 e 2 de Agosto onde acontecem as duas últimas etapas das Seletivas CF Brasil 2015, em Ribeirão Preto (SP) e Brasília (DF). Nessa semana divirtam-se com os Games acompanhando pelo site oficial deles, começando hoje já com os Masters e Teens.

Bom treino.


WOD
5 Séries de:
200m Corrida (ouvi dizer que vai chover hoje)
15 KB Swings (16/24kg)
10 Barras
5 Flexões de Parada-de-Mão (sem impulso para quem conseguir)


20/07/2015 Escrito por | WOD | 6 comentários

20.07.2015.


WOD
2 Séries de 3′/1′ Intercaladas de Cada Sequência:
Sequência 1:
6 1o Tempo de Arremesso (37/60kg)
3 Agachamentos de Arranco


Sequência 2:
12 Saltos na Caixa (média+anilha/alta)
6 Burpees


20/07/2015 Escrito por | WOD | Sem comentários

17.07.2015. E ELE FEZ DE NOVO

***AMANHÃ (SÁBADO) NÃO TEM TREINO DEVIDO À NOSSA ETAPA DAS SELETIVAS CF BRASIL 2015 QUE VAI ACONTECER NA CROSSFIT ZN2***


Calma galera, o título não é sobre nada de errado que algum de vocês possa ter feito, nenhuma besteira que vocês vão pagar Burpees ou algo do gênero, mas sim sobre a 2a conquista da medalha de ouro em Levantamento de Peso Olímpico nos Jogos Panamericanos do Fernando Reis.

Depois do ouro inédito da modalidade para o Brasil em 2011, o Fernando veio esse ano como favorito e só confirmou as expectativas. Levantou 192kg no Arranco e 235kg no Arremesso, abrindo uma diferença total de 51kg em relação ao 2o colocado.

Assim como há 4 anos atrás estou muito feliz não apenas com a marca pessoal do Fernando e os novos recordes Panamericanos, mas o resultado dele nessa competição só mostra a sua ascendência rumo aos Jogos Olímpicos e que deve chegar lá como o melhor representante brasileiro na história das Olimpíadas na modalidade.

Ótimo trabalho novamente da Hookgrip com o vídeo abaixo, e reparem no detalhe do treinador do Fernando, o cubano Luiz Lopez, ao fundo comemorando. É a prova viva que mesmo nos esportes individuais o que leva um atleta à uma competição de alto nível é todo um trabalho de equipe.

Então parabéns também à toda equipe que segue e prepara o Fernando.



Ah, vale a pena dar uma conferida nesse vídeo abaixo também, são os melhores momentos da competição na categoria do Fernando (+105kg), com comentários muito bem colocados em espanhol.



E para compensar que amanhã não vai ter treino, o treino de hoje é daqueles especiais.

Bom sofrimento.


WOD – EM DUPLAS
1000m Remo
40 Terras (70/100kg)
80 Joelhos nos Cotovelos
120 KB Swings (16/24kg)
600m Corrida

- No Remo podem dividir como quiser;

- Os outros movimentos têm que ser divididos igualmente;

- A Corrida tem que ser feita junta.


16/07/2015 Escrito por | WOD | 1 comentario

Admin | Login